O Instagram é, neste momento, uma das maiores Plataformas para divulgação de uma marca bem como atração de novos clientes.
Neste artigo conto-te 8 erros que não podes cometer ao utilizar esta Rede Social, para perceberes se já os cometes-te e como podes melhorar o teu perfil.
1.Comprar seguidores e gostos
A grande maioria pensa que ter muitos seguidores e gostos vai trazer maior notoriedade e resultados. Na verdade, estes números apenas vão fazer a diferença se os teus próprios seguidores interagirem com a tua conta, gosto, comentar, compartilhar e guardar.
Interação é tudo e só assim é que o instagram vai perceber que o teu conteúdo é valioso e te destacar.
- Não utilizar métricas
As métricas disponibilizadas pelo Instagram trazem-te dados importantíssimos que podes analisar para melhorares a tua página, como por exemplo, melhores horas para publicar ou tipo de conteúdo que traz mais interação.
Com as métricas consegues perceber o que está certo ou errado para traçares melhores estratégias e fazeres crescer a tua página.
- Não Investir em estratégia
Com certeza já deves saber que publicar sem planeamento, coerência e conteúdo relevante para o teu cliente não te vai fazer crescer no Instagram.
É necessário criares o teu plano de Comunicação, e planeares os posts em cada Rede Social, para que cries uma linha coerente e de acordo com a época e com o que o teu cliente vai necessitar nesse momento.
Para mim, planeamento, estratégia e consistência são os principais segredos para o crescimento.
- Não publicar conteúdo relevante
Este tema enquadra-se na estratégia e planeamento dos teus posts. É importante que te destaques na imensidão de informação que existe no Instagram e só consegues fazê-lo se o teu conteúdo for de qualidade. Pensa no que o teu público-alvo gostaria de ver e quais as dúvidas que lhe podes esclarecer.
- Não pensar na identidade visual
Mais uma vez a coerência é muito importante para o seguidor/cliente, para que, assim que passe por ele uma publicação tua, ele consiga identificar o produto/serviço e sentir interesse. Deves criar uma imagem visual atrativa, pensar bem nas cores que mais são adequadas para transmitir o teu produto/serviço e utiliza sempre imagens de qualidade.
- Não te envolveres com o público
Cada vez mais procuramos a normalidade nas pessoas, a humanidade. É necessário aparecer e interagir com os teus seguidores. Responder aos seus comentários, esclarecer dúvidas e criar conexão trás mais interação e aparecerás mais no feed.
- Não utilizar, ou utilizar demasiadas hashtags
Para além de atrair seguidores, as hahstags ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no tema, ou seja, o teu público-alvo, sendo que, é possível seguir # (hashtags).
É importante usar hashtags com moderação no Instagram. Assim, o Instagram permite o utilizar até 30 hashtags numa publicação. Mas, os especialistas recomendam a utilização de até 11.
- Compartilhar links nas publicações
Ao publicares um link na descrição ou comentário da tua publicação o Instagram não gera um link clicável. É necessário que o seguidor decore e coloque o link por iniciativa, e isso não acontece, então coloca apenas 1 link na bio e encaminha-os para lá.
Na bio, utiliza um link simples, direto e que não pareça suspeito para os teus seguidores.
Ao eliminar estas falhas conseguirás alcançar bons resultados e até evitar perder oportunidades de negócio! Guarda estas dicas!