Como atrair Clientes?
- rosacpazevedo
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Não existe uma resposta pronta e ideal para todos os negócios. Para cada tipo de negócio existem diferentes produtos, serviços, emoções e Clientes.
Ainda assim, consigo te ajudar com 7 dicas para que, aliadas a uma boa estratégia, consigas atrair mais Clientes online, sabendo que, 90% dos consumidores escolhem uma marca somente depois de pesquisarem sobre ela no Google.
Antes de tentar encontrar formas de atrair Clientes, precisas de saber quais os Clientes que pretendes atrair e que têm interesse para o teu negócio. Desta forma, poderás te focar em estratégias mais específicas e direcionadas.
Ainda, conhecer os pontos fracos e fortes da tua Empresa, produtos e serviços também são um passo importante.
Com isto, podes aproveitar ao máximo as 7 dicas que tenho para ti:
1- Investe na tua Marca e em Branding
Já mencionei na newsletter anterior que, a Marca da tua Empresa é muito importante pois é a “cara do teu negócio”, mas mais importante ainda, é investir no Branding. Não existe Branding sem Marketing e Marketing sem Branding.
Grande parte da interação que temos com as marcas é visual, e ter sucesso é também pensar nessas interações visuais com estratégia. Esta estratégia passa pelo estabelecimento de uma marca com história e com cores com personalidade até à utilização de imagens de capa no LinkedIn ou Facebook dos colaboradores da empresa, por exemplo.
Para atrair Clientes, deves ter o visual da tua Empresa em conformidade, em todos os teus meios de comunicação.
2- Explora o teu website
Um website é um elemento bastante complexo e podes fazer partido dele de várias formas. Começa por perceber se está tudo em ordem, ou seja, se as páginas funcionam corretamente e não existem erros de código ou ortográficos. Relê tudo e cria um site intuitivo e que faça com que o possível Cliente perceba o que faz a tua Empresa.
Outros passos importantes são o SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), utilização de palavras-chave, várias formas de otimizares e posicionares o teu website, que poderás realizar com um especialista de SEO ou Marketing Digital.
Será importante fazer referência ao website nas Redes Sociais, em e-books e ter o link em sites de temas parceiros.
Ainda, ter um blog em que poderás falar sobre o tema da tua Empresa, dá-te credibilidade, mostra o teu conhecimento e formação e ajuda na otimização do Google.
Este é um tema complexo que engloba o Marketing Digital e que só se consegue realizar com uma boa estratégia. Procura ter conhecimento na área ou contratar uma agência ou especialista como eu.
3- Utiliza as Mídias Sociais
Os consumidores estão na internet e nas Redes Sociais e por isso, a tua Empresa também deve lá estar. Analisa quais as Mídias/Redes Sociais que fazem sentido para o teu negócio e marca presença nas mesmas, com perfil adequado e completo, conteúdos relevantes e ricos, além de muita interação e comunicação honesta com os seguidores.
Tal como para o website, é necessário ter uma estratégia e um plano de Comunicação para as Mídias Socias para que as tuas publicações e empenho não sejam em vão. E eu, posso te ajudar nesta parte do processo.
4- Pratica um bom atendimento
Em qualquer estabelecimento, como em qualquer chat online, o Cliente pretende ser bem tratado. Desta forma, investe nos teus funcionários e em formações sobre atendimento e conquista de Clientes, em diferentes ambientes e tendo em conta as diferentes personalidades. Afinal, estamos a falar de humanos.
5- Procura parcerias e/ou influenciadores
É impossível ergueres o teu negócio sozinho pois engloba vários processos, de diferentes áreas. Como já referido anteriormente, é sempre importante saberes um pouco de cada área, mas para obteres o retorno esperado, necessitas de especialistas.
Fazer parcerias com empresas que tenham serviços ou produtos relacionados (e não concorrentes) pode atrair clientes por transmitir credibilidade.
Ainda, poderás também, trabalhar com influenciadores digitais relacionados com o tema da tua Empresa. Uma simples menção à tua marca pode gerar um resultado superior a qualquer outra ação de marketing.
Um exemplo é o caso da Mia Rose, a influenciadora digital com mais notoriedade em Portugal, no ano 2019, falou num vídeo sobre um batom que estava a usar, da marca Kat Von D. E, mais tarde, a diretora da marca acabou por informá-la que as vendas desse produto em específico aumentaram na mesma altura da publicação do vídeo. (fonte: Forbespt)
6- Faz Networking em eventos
A divulgação “boca a boca” é vital e o encontro e conversa “cara-a-cara” ainda é bastante valorizado por forma a poder-se notar a naturalidade e espontaneidade da pessoa.
Não se trata de ir a todos os eventos e formações, nem de vender os teus produtos e serviços. Trata-se de escolher os eventos relacionados com o teu tema e com formadores com boa reputação. Formações onde, para além de poder fazer contactos, também possas aprender algo novo. Estuda quem estará na formação e vai preparado para teres um bom discurso e te conectares com as pessoas. Mesmo que essas pessoas não tenham interesse no teu serviço ou produto, elas podem se tornar parceiras e te apresentar a potenciais clientes.
7- Oferece soluções e não produtos/serviços
É necessário construir uma marca que acrescente valor e transmita emoções e sensações positivas ao Cliente/ Utilizador.
Cada vez existe mais informação e produtos concorrentes. Tens de te destacar! Qual a melhor forma? Através de publicidade que transmita emoções e sensações positivas.
Percebe qual o problema/dor do teu potencial Cliente, como o teu produto/serviço pode solucionar esse problema e tira partido disso para promoveres o mesmo.
Pensa qual o sentimento que queres que o Cliente tenha ao adquirir o teu produto.
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