O Processo do Design Gráfico: 6 fases para criar um projeto bem concedido
- rosacpazevedo
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O Design Gráfico é uma síntese visual de ideias. Captura pensamento e linguagem e transforma-os novamente ao dar ma tarefa funcional, comunicativa e ao fornecer um novo significado.
Hoje em dia, o designer gráfico sobrepôs-se ao trabalho das agências/estúdios, e abrange não só a publicidade, mas também design de revistas, jornais, sinalética, comunicação interna.
O Design é um campo evolutivo, e o designer deve adaptar-se constantemente para satisfazer e desafiar a constante mudança do mercado e as necessidades de comunicação. (Cullen, 2005, p.10)
O design é um processo de descoberta que configura diferentes fases. Através de cada fase são feitas descobertas valiosas, que promovem o crescimento e compreensão do trabalho que beneficiarão a compreensão e ajudarão na boa execução do mesmo.
Assim, de uma forma resumida, ensino o processo para a criação de um produto final que corresponda as espectativas o Cliente:
1- Briefing
O Briefing é a fase preparatória que fornece uma visão minuciosa do projeto, e informa todas as partes envolvidas no desenvolvimento e na produção do design.
O briefing é importante para a organização dos trabalhos, pois ele reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto servindo como material de consulta para seguir a estratégia definida e tomar as decisões certas.
2- Pesquisa e Recolha de Informação
Esta fase começa com uma revisão completa de todos os materiais fornecidos pelo Cliente. O designer deve ler, avaliar e entender todas as informações antes de iniciar o trabalho. É importante ainda fazer pesquisas adicionais para expandir a familiaridade com o tema e entender outras influências como concorrência e público-alvo, que podem ser úteis para a criatividade.
3- Brainstorming
“Brainstorming” é uma atividade expressiva que serve para resolução de problemas, promove a geração de ideias e incentiva a expressão criativa. A origem do termo vem da língua inglesa, significando “tempestade de ideias”.
Cada pensamento é uma ideia valiosa e deve ser guardada. Nesta fase não existem respostas certas ou erradas, nem existem limitações. Existem várias formas de realizar este processo, mas a mais produtiva é com papel e caneta e desenhar e escrever tudo o que vem à cabeça.
4- Conceitualização
Nesta fase o designer deve formular o esquema visual, ou um plano do projeto. O conceito vai definir a natureza do projeto, a sua função, e a definição da mensagem para o público-alvo. O projeto deve ser acessível, interessante, informativo e principalmente comunicativo.
5- Experimentação e desenvolvimento
Esta é a fase de transformar os elementos visuais em soluções coesivas. Começa com a experimentação, e tal como no “brainstorming”, nesta parte, o designer não deve ser restrito, deve experimentar todas as ideias, estudar a cor, composição e tipografia. Este processo poderá trazer criatividade para obter soluções originais e passar o conceito de forma eficaz. Após os estudos será importante selecionar os elementos mais adequados e formar a composição mais adequada. É bom ter mais do que uma opção, para que o designer possa comparar e o Cliente decidir a opção com que mais se identifica.
6- Execução
Neste ponto do processo de design, o conceito tem de estar bem concedido, e a experimentação tem de resultar num conjunto diversificado de estudos exploratórios para escolha de produto final. Durante a fase de execução, o designer deve examinar todos os detalhes da peça, visualizar o espaço de composição e organizar o conteúdo de forma lógica. Alinhamento, orientação e posição dos elementos visuais devem ser metodicamente coordenados para criar relações apropriadas (cullen,2005, p.40)
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