Como atrair Clientes no Natal e mantê-los durante o resto do ano?
- rosacpazevedo
- 0 Comments
Hey! Bem-vindo/a ao blog!
A maioria das Empresas realiza inúmeras encomendas, contrata mais empregados e foca-se apenas no aumento das vendas durante esta época do ano, até porque, realmente, esta época tem um potencial enorme de aumentar as vendas no comércio.
Mas, a verdade é que muitas vezes os Clientes adquiridos durante este período, desaparecem no restante ano.
Estes Clientes procuram apenas presentes com promoções e ofertas especiais.
O desafio passa por converter esses compradores sazonais em clientes regulares.
Quer atrair e manter os Clientes sazonais? Leia as 6 dicas seguintes para fidelizar clientes no Natal!
1- Prepare e motive a sua equipa para um ótimo atendimento
Faça uma reunião com os seus colaboradores, e prepare-os principalmente para a afluência de Clientes. Por vezes, mesmo contratando pessoas, o número de Clientes é tão elevado que pode prejudicar o atendimento.
Clientes que não são bem atendidos, não vão levar nada, não irão voltar e irão fazer um péssimo marketing.
Prepare também para que os seus funcionários sejam atenciosos, simpáticos e conheçam bem os seus produtos para melhor ajudar e consequentemente satisfazer o Cliente.
2- Dê incentivos para os clientes voltarem: Ofereça vantagens na próxima compra;
Uma boa prática nesta época não passa apenas por criar desconto de Natal, mas entregar um voucher, ou atribuir um valor em cartão Cliente, mas que o mesmo possa gastar numa próxima compra. Outras possibilidades: o clube de benefícios, oferecer extensão de garantia em algum produto eletrónico ou premiar os Clientes que indicarem o seu negócio. O cliente também pode ter acesso aos lançamentos com exclusividade ou também receber dicas de alguma nova coleção.
3- Obtenha as informações dos clientes e realize ações de pós-venda
O email do seu Cliente é uma informação importantíssima para si. Sabia que o email marketing é uma das melhores formas de atrair o seu Cliente/futuro Cliente para o seu negócio?
Com o email pode enviar newsletters relacionadas com o interesse do Cliente, enviar promoções, vantagens e inquéritos de satisfação.
Este passo é crucial caso venda produtos online.
Saiba mais!
4- Invista numa embalagem criativa e de alta qualidade
As sensações, seja visual, tato, paladar, olfato e audição, todas contribuem para uma experiência incrível ao Cliente. Invista em embalagens criativas e embrulhos de natal adequados. Se tiver um restaurante, realize um prato bem ornamentado.
Decore a sua loja conforme a época e quem sabe colocar músicas natalícias.
5- Não se esqueça do seu site e das mídias sociais
Aproveite esta época para chegar ao máximo número de pessoas possível, faça campanhas online com as suas promoções e ofertas.
Peça ainda aos seus clientes para comentarem, seguirem a sua página e deixarem feedback. Não se esqueça ainda de lhes responder, mesmo que o tráfego seja enorme é importante responder a todos.
Crie notícias no seu blog com o tema Natalício e festivo, deixe claro no seu site as suas promoções dando-lhes destaque. Atraia Clientes para o seu site e inscrição na Newsletter.
6- Não se esqueça dos Clientes que você já tem
Os seus Clientes fidelizados são muito importantes. Não se esqueça que a concorrência vai tentar atraí-los e você não os quer perder certo?
Crie campanhas específicas para estes. Se são recorrentes e já os conhece, dê-lhes um pouco mais de atenção no atendimento e procure criar e entregar promoções especiais.
Não se esqueça que estes Clientes estão consigo durante todo o ano, por isso merecem ser recompensados.
Gostou deste artigo? Comente, já preparou o seu negócio e estratégia para o Natal?
Está a ler este artigo mas ainda não criou o seu negócio? Então este artigo é para si: 8 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO