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A Comunicação Interna é Importante?
Quando falamos em Comunicação e Marketing numa empresa, o foco baseia-se na Comunicação externa com objetivo de captação de Cliente.
Mas, será que o cliente mais importante não está mesmo em frente aos nossos olhos?
Cada vez se fala mais na humanização e no facto de que hoje em dia, a empresa não escolhe a pessoa, é a pessoa que escolhe a empresa e se, para além da remuneração, as condições de trabalho e benefícios não forem passadas para fora, mas principalmente vividas pelos seus colaboradores atuais, não importa a dimensão da sua Empresa, esta não vai captar novos talentos nem fixar os que já tem, pois este não vão se sentir valorizados.
Por isso, posso responder ainda no início deste artigo que sim, a Comunicação Interna é importante, e deve ser o ponto de partida para se construir uma organização humana, preocupada, feliz que consequentemente produza bons resultados.
Ainda, nada é mais importante que um Marketing puro, em que são os próprios colaboradores que mostram aos externos o porquê de trabalharem na Empresa e o porquê de se sentirem realizados e valorizados em forma de conversa (espalhar a palavra).
Devo investir em Comunicação Interna?
Muitos podem dizer que já têm Departamento de Recursos Humanos e que os mesmos podem tratar do tema, mas não percebem a diferença entre Gerir Pessoas e o facto de que estas devem estar alinhadas aos objetivos do negócio, de forma que tudo caminhe de maneira fluida.
RH e Comunicação Interna devem caminhar na mesma direção. Portanto, sim, deve investir.
O que é realmente a Comunicação Interna?
Comunicação interna é uma área que se dedica ao fluxo de informações entre o público interno de uma organização, por meio de canais disponíveis na Empresa.
Enviar um e-mail, informar sobre um colaborador ou promover boas práticas, divulgar benefícios, já poderá ser uma prática na sua organização. A Comunicação Interna, agrega uma ou mais pessoas que se tornam responsáveis pelo tema.
É o processo da comunicação interna que garante os resultados e o fluxo das mensagens com êxito.
Principais Objetivos da Comunicação Interna?
O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre a organização e os colaboradores.
O mais básico é comunicar toda a informação de forma direta e transparente para: (outros Objetivos):
– Alinhar todos os colaboradores na missão, visão, valores e boas práticas da Empresa;
– Criar e fortalecer relacionamentos;
– Facilitar e incentivar a cultura de feedback constante (importante que todos se sintam à vontade para expor e se exprimirem);
– Valorizar ideias, histórias e princípios dos funcionários (trabalhar a motivação);
– Reforçar uma imagem positiva da empresa junto a clientes internos e externos;
– Eliminar ruídos na comunicação, equívocos, fofocas e boatos.
Entre outros, para que se retenham e atraiam novos talentos.
Quais benefícios da Comunicação Interna para a Empresa?
– Ter uma Comunicação mais alinhada;
– Ter um bom clima organizacional;
– Melhoria da produtividade;
– Redução de conflitos internos;
– Retenção de talentos;
– Captação de talentos;
Entre outros benefícios.
Conclusão
A Comunicação Interna é sim importante e podemos percebê-lo pelas inúmeras vantagens que proporcionam numa organização.
Percebemos que em Portugal, as empresas estão a dar importância e querem investir em Comunicação Interna e que esta área está em crescimento, principalmente por ser associada ao bem-estar do colaborador.
Saber ouvir e comunicar com os colaboradores, principalmente de forma direta, clara e transparente, é o primeiro passo para a melhoria da Comunicação.
E você, acha a comunicação Interna importante? Na empresa onde trabalha, já se trabalha a Comunicação Interna e/ou tem alguém responsável pela mesma?