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Sabias que a marca tem influência na decisão de compra e na valorização da Empresa?
Marca
Segundo o guru do Marketing, Philip Kotler, marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes”.
Num mercado saturado, com bastante concorrência e informação, como é que a tua marca se pode diferenciar?
Para além de um símbolo gráfico (identidade visual) que identifique a tua Empresa, é necessário trabalhar o branding.
Branding
O branding, nada mais é do que a gestão de todos os aspetos de comunicação de uma Empresa, que são essenciais para definir uma boa colocação no segmento de atuação e no mercado em geral.
A gestão da Comunicação de uma Empresa, baseia-se em estratégias elaboradas e pautadas em ações que vão além da venda e ampliam a missão de uma Empresa, de modo a atingir e influenciar a cultura e a vida das pessoas.
Hoje, sabemos que uma marca vai muito além de um preço competitivo e por vezes da qualidade, desta forma, é necessário contruir uma marca que acrescente valor e transmita emoções e sensações positivas ao Cliente/ Utilizador.
Casos de Estudo
O primeiro exemplo que apresento é a marca Apple. A estratégia de branding da Apple foi sempre baseada em inovação e design. A marca é campeã em design de produto, design de interações e design de experiências, ela prima por um design diferenciador e através deste transmite sofisticação e valor. Os seus consumidores, defendem a marca, não se importam de pagar um valor mais alto, nem de esperar horas numa fila para comprar o último e mais recente produto da mesma.
Para além da comunicação externa, a Apple também prima a sua comunicação interna e os seus colaboradores e outros stakeholders e percebe que um colaborador feliz e satisfeito é a 1ºa fase de uma boa publicidade.
O segundo exemplo é dado por Kotler, o Starbucks. Ele diz que “Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet, é confortável. As pessoas gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios.”
A marca diferencia-se não só pelo café sofisticado, mas também pelo conforto, aconchego e proximidade com o Cliente/Consumidor.
O terceiro e último exemplo é da marca Coca-cola. Já nos sentimos habituados a ver anúncios emocionais da marca. Esta não se foca nem um pouco no produto, mas sim no que pode proporcionar ao Cliente com o seu produto. A Coca-cola transmite emoções, passa mensagens positivas, de esperança, conforto, e principalmente felicidade. Esta aproveita também datas comemorativas para fazer enfâse às emoções e mostrar-se humana e sensível.
O seu preço é parecido com o da concorrência, e mesmo assim é o refrigerante com mais sucesso.
Importância da Marca
Claro que que, para a tua Empresa sobreviver necessita de vender e obter valor económico e como o vai obter com uma boa marca:
– Poderás transmitir a sofisticação e mostrar diferenciação e por sua vez, praticar um preço mais alto, justificado;
– Poderás captar mais clientes através do “passa-a-palavra”. Como referido anteriormente, clientes satisfeitos defendem a marca com “unhas e dentes”;
– Poderás expandir mais facilmente o teu negócio e acrescentar outros produtos e serviços que possam ir de encontro ao que o teu Consumidor precisa;
– Obterás mais rendimento sobre os teus investimentos na área da comunicação e marketing. Ao realizar um branding com planeamento e estratégia, as tuas campanhas vão ser direcionadas aos seus objetivos e não se basearão em publicações simples, sem retorno;
– Menor vulnerabilidade em caso de crise ou erro. A tua empresa já tem valor e Clientes fiéis. Em caso de crise, o impacto na tua Empresa poderá ser moderado;
– A tua Empresa será valiosa. Vais conseguir aumentar o teu património.
Agora que já viste as enumeras vantagens de fazer a tua marca sobressair e se diferenciar da concorrência, o que vais fazer? Investir no branding e marketing, com certeza.
Recomendação:
Para conhecer melhor a importância da marca, branding e marketing e até Philip Kotler, aconselho a leitura do livro Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Um livro crucial para compreender as modernas tendências dos consumidores e de que forma as empresas têm de se lhes adaptar.
Comenta o que achaste sobre este artigo e diz-me, qual foi a marca com quem já tiveste uma experiência diferenciadora?