O poder das Cores na Comunicação!

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No marketing e comunicação todos os elementos são essenciais na tomada de decisão pelo cliente, por isso, as cores, sendo um elemento sempre presente na comunicação visual, são um elemento influenciador para o consumidor e impactam-no de determinada forma, estimulando ou dificultando a compra.

Neste artigo vais poder perceber como as cores são utilizadas para benefício do marketing e comunicação e conhecer ferramentas que te podem ajudar na escolha das cores que ficarão associadas ao teu negócio.

 

Psicologia das cores

 

A utilização ou ausência de cor é uma técnica poderosa no design. No entanto, não é uma técnica universal. Experienciamos as cores apenas pelo sentido da visão e algo que tem a cor amarela, à partida, só poderá ser vista com a cor amarela. Esta constatação sugere que a cor não é algo fixo no objeto ou superfície, mas um evento que está ligado apenas ao observador.

Algumas pessoas não conseguem ver as cores, outras veem a cor de forma diferente, também devido à sua cultura e experiência social, mas, no geral, todos os olhos funcionam da mesma forma e os mesmos estímulos produzem a mesma resposta no sistema visual de qualquer pessoa.

A maioria dos cientistas sugere que a nossa resposta emocional à cor já está associada a noções linguísticas, mas outros dizem que, apesar dessa vivência social e cultural, existem cores que despertam outros significados individualmente.

Temos como exemplo a paisagem seguinte:

Fonte: https://www.wallpaperbetter.com/en/hd-wallpaper-etnle/download/1024×600

A cor da paisagem dá-nos uma informação prática, mas também desperta respostas emocionais. Aqui, os azuis levam-nos para vastas distâncias e para o anoitecer iminente. A imagem pode ter sido tirada num clima quente, mas desperta-nos o sentido de frio.

 

 

Associação tradicional às cores

 

Vermelho

Paixão, perigo, raiva, sexo, poder. O vermelho evoca sentimentos fortes de qualquer tipo;

 

Verde

Natureza, sorte, renovação, novos começos, oxigénio, dinheiro, prosperidade, cura, emprego, fertilidade, sucesso, saúde, harmonia;

 

Azul

Calma, frio, serenidade, introspetiva, sabedoria, solidão, espaço, verdade, beleza, cálculo;

 

Turquesa

Exaltação, generosidade, riqueza, dispendiosidade e luxo;

 

Castanho

Terra, solidificação, estabilidade, calor, seriedade, natureza, confiabilidade, falta de humor, sensação de peso, falta de sofisticação;

 

Amarelo

Otimismo, confiança, autoestima, extroversão, força, amizade, criatividade, irracionalidade, medo, fragilidade, depressão, ansiedade, suicídio;

 

Preto

Sofisticação, glamour, segurança, satisfação, eficiência, opressão, frio, ameaça, sensação de peso.

 

Profissionais das mais diversas áreas consideram o significado das cores quando as colocam nos seus trabalhos, no meu caso, como designer, tomo atenção a este tema, de forma a escolher a cor, ou paleta de cores que melhor representará a marca ou negócio de quem estou a trabalhar.

Na imagem seguinte,é possível observar a relação da cor e o seu posicionamento em grandes marcas:

Infográfico da We Do Logos, a maior comunidade de design da América Latina

 

Com este infográfico, é possível perceber como os valores destas empresas, demonstrados através da sua comunicação, se relacionam com as cores utilizadas no logotipo.

 

 

Sistemas de Cores

Para ajudar a selecionar e combinar cores, construir paletas harmoniosas e prever interações de cores são necessárias algumas referências visuais. Assim, foram criados alguns sistemas de cores que incluindo triângulos, rodas e outros diagramas e ainda ferramentas online que vou mostrar de seguida:

 

Ferramentas de Escolha de cor

 

Colordot

Esta ferramenta simples, permite que navegues pela janela do browser e seleciones a cor que pretendes com um único clique, e copiar o seu valor hexadecimal.

 

Grasshopper

Através deste link, é possível realizares um teste de 7 perguntas, onde o resultado será a cor que mais se identificará com o teu público-alvo.

 

Ferramentas de Paleta de cor

Adobe Color CC

Este site da Adobe fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criar variações de até 5 cores de uma vez, consoante o sistema de cores que pretendes.

 

ColourLovers, Color Scheme Designer e Paletton

Tal como o Adobe Colo CC, com estas ferramentas podes projetar o teu próprio esquema de cores, consoante o sistema que pretendes.

 

Existe cor certa para a Comunicação Visual do meu negócio?

93% dos compradores tomam decisões de compra com base na cor e na aparência visual!

Com esta estatística não seria melhor escolheres as cores certas para logotipos, sites, correspondências e outros brindes provenientes do teu negócio?

Existe sim, a cor certa, e existem várias formas de a poderes definir. Utiliza as minhas dicas anteriores, pensa sempre no significado das cores e na cor em que o teu público-alvo se irá identificar e faz testes. Fazer testes é fundamental. Principalmente quando falamos de calls-to-action (botões/links de uma página que levam os utilizadores a realizar certas ações).
É interessante testar cerca de duas opções para entender quais cores mais convertem para o teu tipo de público.

 

Gostas-te deste artigo?

 

Deixa-me o teu feedback e conta-me, tinhas pensado na psicologia das cores e na forma como a cor é importante para o teu negócio?

 

9 Comments to “O poder das Cores na Comunicação!”

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